segunda-feira, janeiro 15, 2007

Babel

Ora antes de mais, deixem-me rejubilar. Agora que já rejubilei explico porquê: Foo Fighters em Paredes de Coura. De 15 a 18 de Agosto, e Queens of the Stone Age também estarão nesse festival.

Agora posso falar de Babel, que não sei como conseguiu sete nomeações aos Globos de Ouro. Não que seja mau, que não é. Simplesmente é uma das maiores criticas aos Estados Unidos que já vi numa sala de cinema. Parece-me muito estranho que nas nomeações aos Óscares Scorcese com Departed venha a concorrer contra Babel um para um. Mas logo se vê, continuo a achar que o Flags of Our Fathers tem uma grande palavra a dizer acerca disto tudo. Nem que seja pela lenda viva que o realiza. De resto, Babel, grandes papéis, especialmente de Brad Pitt e Gael Garcia Bernal. Um argumento corrosivo aos olhos dos americanos e uma realização igual à de 21 Gramas. Por isso, e é contestável o uso de apenas cameras manuais no filme, mas não se pode dizer que fique mal. Mas também, não que seja isso que estraga um filme feito com o coração (o realizador é mexicano, quando virem percebem). Vale a pena, mas com tanto grande filme, não censuro se houverem outras escolhas. "Flags of Our Fathers!", "Apocalypto", "The Prestige", "Scoop", "Babel" escolheram todos estrear ao mesmo tempo depois de um ano, na minha opinião, péssimo em cinema. Mas pronto, só para gente rica e com paciencia. A paciencia tenho eu.

Ora agora, tenho teste de alemão por isso fodei-vos ;)

VC